Publicado em

Belo Horizonte, Cidade Grande com Charme de Cidade Pequena

LAGOA DA PAMPULHA – O Conjunto Arquitetônico da Pampulha é o principal atrativo turístico de Belo Horizonte. Declarado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, a Lagoa da Pampulha e todos os prédios ao redor que compõem o complexo arquitetado por Oscar Niemeyer são de tirar o fôlego. Lá estão disponíveis a Igreja de São Francisco, o Museu de Arte Moderna e o Estádio Mineirão, onde está o Museu Brasileiro do Futebol. O lugar é famoso também por sua extensa área verde, que convida visitantes a passarem um dia sem preocupações observando a vista.

IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS – Parte do conjunto arquitetônico da Pampulha, a igreja de São Francisco de Assis, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), é o cartão postal da cidade. Projeto do arquiteto Oscar Niemeyer com paisagismo de Burle Marx, suas curvas fazem alusão às montanhas do estado de Minas Gerais.

INSTITUTO INHOTIM – Cercado por obras de arte icônicas, o Museu do Inhotim é um dos complexos culturais mais importantes do Brasil. Seus acervos de arte moderna estão entre os mais relevantes do mundo e, em conjunto com o majestoso jardim botânico, o museu forma uma das mais belas vistas da capital mineira. Com 20 galerias dispostas a céu aberto em uma área verde com mais de 20 km quadrados, o passeio deve ser feito com calma e tempo, para aproveitar cada detalhe espetacular do destino. O instituto Inhotim localiza-se na cidade de Brumadinho, a 60 km de BH.

CIRCUITO CULTURAL PRAÇA DA LIBERDADE, PARQUE MUNICIPAL E MERCADO CENTRAL – Em Belo Horizonte não deixe de visitar alguns dos muitos destinos voltados à história da cidade, como o Circuito Cultural Praça da Liberdade, que liga espaços como o Centro Cultural Banco do Brasil e o Espaço de Conhecimento da UFMG. Por lá se encontram também o Palácio da Liberdade e o Edifício Niemeyer. Próximo à praça estão o Parque Municipal Américo Renné Giannetti e o Mercado Central, ideal para o almoço, quando os comerciantes capricham nas iguarias e no tempero mineiro. Aproveite para fazer uma refeição e comprar quitutes para sua viagem!

MIRANTE DO MANGABEIRAS – Assistir ao pôr-do-sol do Mirante do Mangabeiras é uma experiência indispensável. De lá se pode ver a cidade inteira sob os tons alaranjados e amarelados do fim do entardecer, formando um dos visuais mais bonitos da capital. Prepare-se para fotos estonteantes da imensidão belo-horizontina.

Como chegar lá – Localizado a 40 km do centro de Belo Horizonte, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte – CONFINS (CNF) é a principal porta de entrada para quem chega à capital mineira de avião. O local recebe voos diários de todas as regiões do Brasil.

Quando ir – Para evitar o calor intenso e chuvas fortes, a dica é visitar Belo Horizonte entre Abril e Setembro. A capital de Minas Gerais, porém, tem diversas atividades ao ar livre, museus, bares e restaurantes com programações para o ano inteiro!