Adutora Veiga Brito
O Aqueduto do Catonho é a parte visível da Adutora Veiga Brito ou Túnel do Lacerda, antes Adutora do Guandu, considerada a “obra do século” e tinha como perspectiva abastecer a população até o ano 2000.
Seu percurso tem aproximadamente 34 Km com partes escondidas e outras expostas, iniciando na Elevatória do Lameirão (Santíssimo), cruzando o Jardim Sulacap e outros bairros, até o Jardim Botânico. A Adutora supera os 13,2 Km da Ponte Rio-Niterói.
Das três pontes-canais, a maior é a do Catonho, com 246 metros de extensão e um declive de 0,84 metros. A ponte da Cachoeira tem 164 metros e a do Governo (Realengo) tem 205 de extensão. Após o Catonho, o aqueduto segue em direção a Praça Seca, indo pelo subterrâneo até o Jardim Botânico.
Nos anos 60, toda a população sofria. Uma bomba d’água foi colocada para abastecer as ruas mais altas. Aliás, não só os moradores do Jardim Sulacap, mas os cariocas em geral sofriam com a falta de água. Hoje em dia, 97,33% dos moradores possui serviço de abastecimento de água adequado em Jardim Sulacap, segundo IBGE de 2010.
O Corvo, como o governador Carlos Lacerda era chamado por alguns, foi acusado na época de acelerar a obra a fim de “render dividendos eleitorais”. No Jardim Sulacap, o governador inaugurou a “fase terminada da obra” do Aqueduto do Catonho em 1965.
Aqueduto Veiga Brito – Uma das maiores obras de seu tempo o aqueduto faz parte da importante rede que abaste a cidade do Rio de janeiro e cruza parte do Parque Estadual da Pedra Branca.
Essa Adutora, é em sua maior parte subterranea, ou encravada em montanhas sendo visivél somente em Senador Camará (Viegas), no Realengo (Barata) e no Catonho.
Referências
CORREIO DA MANHÃ. Obra do século. Rio de Janeiro, 1963. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=089842_07&pagfis=90608&pesq=&url=http://memoria.bn.br/docreader#
PASSOS, Carlos Eduardo Lima. Consumo de água e tarifa social em áreas de baixa renda… Dissertação de mestrado. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Departamento de Engenharia Ambiental. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: http://www.peamb.eng.uerj.br/trabalhosconclusao/2010/CarlosEduardoLimaPassosPEAMB_2010.pdf