Dr. Faim Pedro, que deu o nome ao Buraco do Faim, ele era médico e vereador do bairro!
Na linha de trem da zona da Leopoldina são vários buracos dessa época do final do Século XIX, são provas vivas da expansão da linha férrea no Segundo Reinado e consequente urbanização dos bairros do subúrbio.
O grande meio de transporte que se anunciava era o trem. Não havia engenharia para a construção de passarelas sobre a linha férrea.
O Buraco data da época imperial, 7 anos antes da Abolição da Escravatura e 8 anos antes da Proclamação da República. Testemunhou grandes fatos da história como pode ser visto no marco em estereotomia com a inscrição que diz “E.F.D.P. II.1881″(Estrada de Ferro Dom Pero II – ano 1.881).
Este senhor da foto é o Dr. Faim Pedro, que deu o nome ao Buraco do Faim, ele era médico e vereador do bairro! Existem uma rua e uma clínica da família ambos em Padre Miguel com seu nome em sua homenagem.
Na foto postada, aparece o Presidente Juscelino Kubitschek, que visitou o bairro e a Fábrica Bangu, em 06 de Setembro de 1956. Da esquerda para a direita, aparece o Dr. Faim Pedro, médico e vereador do bairro, de terno escuro e bigode.
O que poucos sabem é que o Dr. Faim, famoso pela passagem de nível (Buraco do Faim) era casado com Adélia Ribeiro de Andrade, filha do professor Timóteo Ribeiro de Andrade, criador do primeiro grupo escolar de Bangu, e que foi chamado de Ribeiro de Andrade, dando origem à rua do mesmo nome. Não bastasse, Dr. Faim, era sogro de Antenorzinho, um dos grandes presidentes do Bangu Atlético Clube, e filho do jogador do Bangu Antenor Mascavinho.
Referência: AcervoBanguRJ