Publicado em

Dia de Minas Gerais

Em meados do século XVII, bandeirantes paulistas e baianos entraram no que é hoje o território Mineiro em busca de ouro.

A partir de então, começaram a surgir as primeiras povoações em Minas Gerais.

Em 1660 surgiu o primeiro povoamento mineiro, que é hoje a cidade de Matias Cardoso, no Norte de Minas.

Em 1664 foi criado o segundo povoado, sendo hoje a cidade de Ouro Branco.

Em 1665 um pequeno arraial deu origem ao que é hoje a cidade de Sabará.

Em 16 de julho de 1696, o bandeirante Salvador Fernandes Furtado de Mendonça se instala com sua tropa as margens de um ribeirão. Por ser aquele dia dedicado à Nossa Senhora do Carmo, o ribeirão recebeu o nome de Ribeirão do Carmo. Logo descobriram ouro nas proximidades do ribeirão, e a bandeira se efetivou no local, criando uma vila que rapidamente prosperou, sendo reconhecida como cidade em 1745. Foi a primeira cidade ser criada no então território mineiro. Os anteriores eram povoados.

Mariana é conhecida como “berço da civilização mineira”, foi a 1ª capital (1709), a vila (1711), a 1ª sede de bispado (1745) e a 1ª cidade de Minas Gerais (1745).

Devido a importância histórica, econômica e cultural de Mariana, a data de surgimento do povoado em 16 de julho de 1696, é considerada o pioneirismo da formação arquitetônica, cultural, econômica e social do povo e estado mineiro. Sendo reconhecido como a data de surgimento oficial, de Minas Gerais.

No ano de 1979 foi instituído pela Lei nº 561, o dia 16 de julho, como sendo o dia “Dia de Minas Gerais”, sendo comemorado oficialmente a partir de 1979.

Além de ser o Dia de Minas Gerais, 16 de julho é também aniversário de fundação de Mariana e o dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do município.

Nesse dia, todos anos anos, a Capital Mineira é transferida simbolicamente para Mariana onde o Governador e Secretários despacham e participam de solenidades diversas ao longo do dia.