Grêmio Literário José Mauro de Vasconcelos
A memória de Bangu, Ano de abertura 1996.
Popularmente chamado de Museu de Bangu, este centro cultural recebeu o nome de um ilustre escritor banguense, o autor de “Meu Pé de Laranja Lima” José Mauro de Vasconcelos.
Sua denominação também faz homenagem à sociedade congênere que funcionou no bairro entre 1907 e 1939, inicialmente com o nome de Grêmio Philomático (1907/1925) e depois de Grêmio Literário Rui Barbosa (1925/1939).
Patrono do Grêmio Literário de Bangu – José Mauro de Vasconcelos autor do livro “Meu pé de Laranja Lima”, onde ele conta sua infância ocorrida em Bangu.
José Mauro de Vasconcelos nasceu em Bangu, bairro do Rio de Janeiro, a 26 de Fevereiro de 1920. Filho de Estefânia de Vasconcelos e de Paulo de Vasconcelos. Iniciou os estudos na Escola Martins Júnior em Bangu. Filho de família muito pobre, a ponto de ainda menino, ter de viver com os tios em Natal no Estado do Rio Grande do Norte.
A denominação Grêmio Literário José Mauro de Vasconcelos é, ao mesmo tempo, homenagem a sociedade congênere que funcionou em Bangu no período de 1907 a 1939, inicialmente com o nome de Grêmio Philomático (1907 / 1925) e depois de Grêmio Literário Rui Barbosa (1925 / 1939) e ao consagrado romancista José Mauro de Vasconcelos.
“O Meu Pé de Laranja Lima” foi escrito em doze dias. (“Porém estava dentro de mim há anos, há vinte anos”), declarou José Mauro em uma entrevista. E o livro de 1968, conquistou os leitores brasileiros do Amazonas ao Rio Grande do Sul, quebrando todos os recordes de vendagem.
Além, de escritor José Mauro de Vasconcelos foi artista plástico, ator de teatro e de televisão. Ganhou prêmios como coadjuvante em “Carteira Modelo 19” e como ator em “A Ilha” e “Mulheres e Milhões”.
Vale ressaltar que “O Meu Pé de Laranja Lima” também foi novela em televisão e enredo do G.R.E.S. Mocidade Independente de Padre Miguel.
O espaço abriga o Museu de Bangu que é o principal pólo cultural da região, sem fins lucrativos, o grêmio se mantém atualmente, segundo o artista plástico Clécio Régis, com a renda angariada com as oficinas de arte que promove e da contribuição dos sócios.
O Museu de Bangu fica localizado no Grêmio Literário José Mauro Vasconcelos. É um espaço cultural que tem por objetivo preservar e difundir a história do bairro.
Site: http://www.bangu.org.br
Email para divulgação: museudebangu@gmail.com
Informações Adicionais de Contato: (21) 3331-0025
Rua Silva Cardoso, 349 – Bangu